STAGES – Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift
Conteúdos da área principal da página "STAGES – Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift"
STAGES – Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift – é uma ambiciosa experiência de sustentabilidade na área da cultura que resulta da colaboração entre 14 teatros parceiros de 13 países diferentes.
Este projeto desafia a forma como o setor cultural, com particular foco nas artes performativas, interage com o conceito de sustentabilidade e procura testar soluções inovadoras para os desafios colocados pela crise climática: o impacto da pegada carbónica na digressão internacional; as transformações/adaptações sociais, físicas e económicas necessárias nos teatros seja nos seus edifícios, seja nas próprias práticas de trabalho e modos de produção.
É um projeto com orçamento global de 4 milhões de euros, dos quais 2 milhões de euros cofinanciados pela União Europeia, que decorre num período de 4 anos (2022 – 2025).
STAGES surge num momento em que os teatros, no pós-pandemia, procuravam novas formas de se tornarem resilientes e inclusivos, e em que, ao mesmo tempo, reforçavam o seu compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constituem a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada "Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” (em vigor desde 1 de janeiro de 2016).
STAGES baseia-se na experiência de um dos seus parceiros, o Théâtre Vidy-Lausanne, que dedicou vários anos a estudar possibilidades de aplicação de algumas das ideias definidoras do conceito de Economia Donut - que procura criar uma estrutura para a humanidade prosperar, ao mesmo tempo que salva o planeta - no processo de criação teatral.
No âmbito dessa pesquisa desenvolveu duas iniciativas: Teatro Sustentável? - desafio lançado à encenadora Katie Mitchell e ao coreógrafo Jérôme Bel para criarem espetáculos em torno das questões resultantes da crescente crise climática com estreia em Lausanne sem envolver qualquer viagem dos intervenientes; Getting into the Doughnut/Protocolo Donut - processo de autoanálise para teatros, desenvolvido em parceria com o Centro de Competência em Sustentabilidade da Universidade de Lausanne.
Estas duas experiências tornaram-se ferramentas e metodologias para o projeto STAGES, que definiu 3 principais eixos de ação:
1. Transformação - Protocolo Donut:
Um processo de autoanálise, baseado num entendimento holístico da sustentabilidade , usando um processo adaptado da economia Donut, que visa guiar os parceiros na identificação de áreas-chave para mudanças mais sustentáveis dentro das suas organizações em dimensões que podem ir desde os edifícios, aos modelos de trabalho, às deslocações do público e da equipa, aos modos de produção, ao desperdício até ao próprio bem-estar dos trabalhadores;
2. Incubação - Espetáculos sustentáveis / reencenações
Os parceiros apresentam espetáculos nos seus países europeus (aos quais se junta Taiwan) sem fazer viajar pessoas e/ou bens, e contribuindo assim, para a redução da pegada carbónica das digressões internacionais; são utilizados recursos locais (humanos e materiais): encenador, elenco, cenários; e a própria eletricidade necessária para o espetáculo é gerada em cena. É fornecido um mesmo guião que inclui orientações e notas diversas às quais são permitidas algumas adaptações pelas equipas artísticas locais. Os espetáculos partem das performances criadas por Katie Mitchell e Jérôme Bel para o Théâtre Vidy-Lausanne;
3. Germinação - Futuro sustentável
Uma série de eventos e workshops participativos que reúnem artistas, académicos, cientistas e público, para sonhar com futuros desejáveis e sustentáveis.
Parceiros STAGES:
• Théâtre de Liège (Bélgica)
• MC93 — Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis (França)
• Croatian National Theatre in Zagreb (Croácia)
• The Royal Dramatic Theatre, Dramaten, Stockholm (Suécia)
• Lithuanian National Drama Theatre (Lituânia)
• Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa (Itália)
• Trafó House of Contemporary Arts (Hungria)
• Teatro Nacional D. Maria II (Portugal)
• NTGent (Bélgica)
• Maribor Slovene National Theatre (Eslovénia)
• Riga Technical University - University of Latvia (Letónia)
• European Theatre Convention (Alemanha)
Parceiros associados:
• Théâtre Vidy-Lausanne (Suíça)
• National Theater & Concert Hall - 國家兩廳院 (Taiwan)
Saiba mais informações sobre a Stages, clicando neste link.
Programação