Boca Aberta
Conteúdos da área principal da página "Boca Aberta"
O Boca Aberta é um projeto de teatro pensado para criar relações e novas experiências criativas para crianças a partir dos três anos e para toda a comunidade escolar que as acompanha. É um projeto que cria e apresenta histórias nas salas e espaços escolares que as crianças conhecem, desafiando-as e inspirando-as, através de linguagens verbais e não verbais, visuais e auditivas, que despertam a sua curiosidade e imaginação. Com uma história de quase dez anos na cidade de Lisboa, o Boca Aberta continua a crescer.
Em 2024, será promovida a criação de redes em quatro municípios de diferentes regiões do país, incluindo os seus equipamentos culturais e estruturas artísticas regionais, com o desejo de fomentar um programa dedicado à formação, pensamento e criação para a infância, de forma sustentada. O Boca Aberta pretende, assim, iniciar um período de três anos, de forma a perfazer um ciclo de pré-escolar.
Entre abril e julho, será apresentado o espetáculo Falas Estranhês?, em diversos jardins de infância, e iniciam-se as Conversas de Boca Aberta.
O programa retoma em outubro, com a apresentação do espetáculo Onde é a guerra? e a realização de uma formação de criação para a infância, destinada a profissionais das regiões onde o projeto se desenvolverá.
Os municípios parceiros do Boca Aberta são Beja, na região do Alentejo, Lagos, na região do Algarve, Ponte de Lima, na região Norte, e Ourém, na região do Centro.
O Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI.
parceria Odisseia Nacional Plano Nacional das Artes