Anne-Cécile Vandalem
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Anne-Cécile Vandalem é uma atriz, escritora e realizadora belga.
Depois de estudar representação no Conservatório Real de Liège, Anne-Cécile Vandalem iniciou a sua carreira de atriz com vários encenadores e coletivos de teatro belgas.
Foi em 2003 que iniciou o seu trabalho de escrita dramática com Zaï Zaï Zaï (2003), seguido de Hansel et Gretel (2005). Desde então, a ficção tornou-se a forma preferida da autora.
De 2008 a 2013, lançou-se na escrita e direção de uma trilogia sobre o tema da habitação, vista como o lugar de confinamento e isolamento através do qual e com o qual tudo acontece. Partindo de universos ultrarrealistas, definiu o quadro de tragédias domésticas ao mesmo tempo individuais com (Self) Service (2008), familiares em Habit(u)ation (2011) e coletivas com After the Walls (Utopia) (2013).
Paralelamente a esta trilogia, criou Michel Dupont, réinventer le contraire du monde, uma fábula sonora para adultos e adolescentes.
Em 2014, Anne-Cécile Vandalem começou a explorar as modalidades da postura e da impostura. Questionou na sua escrita a capacidade de ação e de transformação da realidade do sujeito/indivíduo nas diferentes esferas da sociedade e abordou a questão do desvelamento e da fragilidade como postura honesta e/ou estratégica. Criou três dispositivos: Still too sad to tell you (instalação vídeo), Que puis-je faire pour vous? (projeto no espaço público) e Looking for dystopia (obra multimédia).
Seguiu-se Tristesses, a primeira parte de uma trilogia sobre os grandes fracassos da humanidade, estreada no Festival de Avignon de 2016. Tristesses é um espetáculo que alia teatro, cinema e música, e que lhe valeu o prémio de melhor espetáculo no Prix du Théâtre de 2016 (BE), o prémio de melhor espetáculo estrangeiro no Prix de la Critique de 2018 (FR) e o prémio de autora de "espetáculo vivo” da SACD (BE). Arctique, a segunda parte desta trilogia, foi apresentada na 72ª edição do Festival de Avignon. A meio-caminho entre o teatro, o cinema e a música, este espetáculo é um thriller que tem como pano de fundo o aquecimento global. Kingdom, a última parte da trilogia, estreou no Festival de Avignon em julho de 2021.
Anne-Cécile também trabalha no estrangeiro, nomeadamente na Schaubühne de Berlim (AL), onde criou Die Anderen (2019). Em 2024, Anne-Cécile iniciou um novo ciclo de criações, Des mondes hantés, de onde sairão os próximos espetáculos, La Fête e Tremblements. Anne-Cécile está também a trabalhar na adaptação de uma das suas peças para o cinema.