Cyrano de Bergerac

deEdmond Rostand
encenaçãoJoão Mota
8 jan - 1 mar 2015
4.ª 19h
5.ª a sáb. 21h
dom. 16h

de Edmond Rostand
tradução Nuno Júdice
adaptação João Maria André
versão cénica e encenação João Mota
cenografia José Manuel Castanheira
figurinos Storytailors
desenho de luz P. Graça
música Pedro Carneiro
desenho de som e sonoplastia Pedro Costa, Rui Dâmaso, Sérgio Henriques
mestre de esgrima Miguel de Andrade Gomes
caracterização Nuno Elias
cabelos Helena Vaz Pereira para Griffe Hair Style
maquilhagem Carla Pinho
com Diogo Infante, Virgílio Castelo, Sara Carinhas, João Jesus, João Grosso, José Neves, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Maria Amélia Matta, Paula Mora, Alberto Villar, Bernardo Chatillon, Celestino Silva, Frederico Coutinho, Joana Cotrim, Jorge Albuquerque, Lita Pedreira, Luis Geraldo, Marco Paiva, Nídia Roque, Rita Figueiredo, Simon Frankel e Bernardo Souto, José Sotero (ano 2013/2014 ESTC)
assistentes de encenação Fábio Vaz e Mariana Almeida (estagiários)
assistente de cenografia Luna Rebelo (estagiária)
produção TNDM II
duração 2h25 (com intervalo)
M/12

Notas: Os painéis-cortinas do pequeno palco no 1º acto, contêm elementos decorativos inspirados na Capela de Santa Comba, Telões / Baião. Alguns telões cenográficos  dos 1º, 2º e 3º actos contêm referências à pintura de John Constable (1776 – 1837) e de Claude Lorrain (1600 - 1682). As telas com nuvens do 4º acto reproduzem fragmentos do magnífico céu de Outono em Idanha-a-Velha e Monsanto / Idanha-a-Nova.

ESPETÁCULO EXTRA A FAVOR DA CASA DO ARTISTA - 1 MARÇO ÀS 21H

- bilhetes disponíveis para compra a partir das 14h de 21 de fevereiro, nas bilheteiras e no site do Teatro.
- os bilhetes terão o valor único de 17€.

Esta iniciativa conta com a participação solidária da equipa do espetáculo Cyrano de Bergerac e do TNDM II e ainda das empresas que prestam serviços ao teatro nas áreas da limpeza (Astrolimpa) e frente de sala (Complet’arte).



Um apaixonado poeta. Um perspicaz dramaturgo. Um exímio espadachim. Um bravo soldado. Um grande filósofo. Um profundo estudioso da Física, Matemática e Astronomia. Cyrano de Bergerac possui qualidades incomuns, porém encobertas pelo aspeto físico, onde o nariz avantajado é motivo de frustração. Na França do século XVII, Cyrano sofre por amar intensamente sua prima, Roxanne, jovem, bela, emotiva, que tem como ideal de homem a beleza e o espírito. Ao conhecer Christian, Roxanne apaixona-se por ele, mas este é tímido e não consegue manter uma relação normal com uma mulher. É então que Cyrano ajuda Christian, escrevendo-lhe longas e belas cartas de amor que vão tornar ainda maior a paixão de Roxanne por Christian.

Esta é uma comédia heróica que exalta sentimentos nobres como o amor e a capacidade de renúncia. Escrita em 1897 por Edmond Rostand, baseada na vida de Cyrano de Bergerac, escritor francês, esta peça é considerada o último grande mito do teatro romântico francês. Na senda aberta por Ruy Blas, de Victor Hugo, e por Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, Rostand criou com Cyrano de Bergerac uma peça única da dramaturgia, escrita em forma de poema.



mostra fotográfica
ESTREIA DE "CYRANO DE BERGERAC” NO WYNDHAM’S THEATRE, LONDRES (1900)

ATÉ 1 MAR - FOYER DA SALA GARRETT | ENTRADA LIVRE


Reúne-se nesta mostra um conjunto de doze provas fotográficas da estreia londrina da peça de teatro "Cyrano de Bergerac”, de Edmond Rostand, em Londres, em abril de 1900, no Wyndham’s Theatre. As fotografias foram gentilmente cedidas para exposição pelo seu proprietário, Carlos Queirós, ator da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro em 1956 e de 1962-1965.

Horários
3.ª a sáb. 15h às 18h
4.ª a dom. 30 minutos antes do início dos espetáculos da Sala Garrett
3.ª feira, antes e depois das atividades TEIA

©Pedro Macedo - Framed Films
de Edmond Rostand
tradução Nuno Júdice
adaptação João Maria André
versão cénica e encenação João Mota
cenografia José Manuel Castanheira
figurinos Storytailors
desenho de luz P. Graça
música Pedro Carneiro
desenho de som e sonoplastia Pedro Costa, Rui Dâmaso, Sérgio Henriques
mestre de esgrima Miguel de Andrade Gomes
caracterização Nuno Elias
cabelos Helena Vaz Pereira para Griffe Hair Style
maquilhagem Carla Pinho
com Diogo Infante, Virgílio Castelo, Sara Carinhas, João Jesus, João Grosso, José Neves, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Maria Amélia Matta, Paula Mora, Alberto Villar, Bernardo Chatillon, Celestino Silva, Frederico Coutinho, Joana Cotrim, Jorge Albuquerque, Lita Pedreira, Luis Geraldo, Marco Paiva, Nídia Roque, Rita Figueiredo, Simon Frankel e Bernardo Souto, José Sotero (ano 2013/2014 ESTC)
assistentes de encenação Fábio Vaz e Mariana Almeida (estagiários)
assistente de cenografia Luna Rebelo (estagiária)
produção TNDM II
duração 2h25 (com intervalo)
M/12

Notas: Os painéis-cortinas do pequeno palco no 1º acto, contêm elementos decorativos inspirados na Capela de Santa Comba, Telões / Baião. Alguns telões cenográficos  dos 1º, 2º e 3º actos contêm referências à pintura de John Constable (1776 – 1837) e de Claude Lorrain (1600 - 1682). As telas com nuvens do 4º acto reproduzem fragmentos do magnífico céu de Outono em Idanha-a-Velha e Monsanto / Idanha-a-Nova.

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