Memorial do Convento
Memorial do Convento
adaptação dramatúrgica Filomena Oliveira e Miguel Real
encenação Filomena Oliveira
orgânica sonora
direcção e música original David Martins
masterização e operação Bruno Oliveira
arranjos para piano Sandra Nunes
arranjos para voz Andreia Lopes
guarda-roupa Flávio Tomé
adereços João Mais
concepção e construção da passarola Flávio Tomé e João Tiago
assistente técnico/montagem João Tiago
criação e adaptação do espaço Carlos Arroja
estruturas cénicas e desenho 3D Carlos Bruno
direcção técnica David Martins
desenho de luz Carlos Arroja, David Florentino e Paulo Cunha
cenografia e criação do espaço cénico
coordenação Vito e Carlos Arroja
equipa de montagem Bruno Oliveira, Bruno Ribeiro, Carlos Bruno, João Mota e Zé Pedro
com Cláudia Faria, Paulo Campos dos Reis, Flávio Tomé, José Henrique Neto e Filipe Araújo
produção TNDM II
em colaboração com o Palácio Nacional de Mafra
duração 1h20
M/12
Ansiando por um filho que tarda, o rei D. João V é avisado por frei António de S. José: ""Mande V. Majestade fazer um convento de franciscanos em Mafra e Deus vos dará descendência"". O desejo real desencadeará uma epopeia de homens, um esforço hercúleo de milhares de trabalhadores arregimentados em todo o país, de arquitectos, engenheiros e materiais vindos do estrangeiro e pagos a peso de ouro do Brasil, esgotando-o.
Unidos por um amor natural, Blimunda e Baltasar reúnem-se a Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar. A passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda, recolhendo as vontades humanas (as ""nuvens fechadas""), que alimentarão a máquina e a farão voar. Sobre as obras do Convento de Mafra terá passado o Espírito Santo, dizem os padres e acredita o povo. Voar, nesse tempo, não sendo obra de Deus, só poderia sê-lo do demónio, e assim se anuncia o fim trágico das três personagens maravilhosas.
adaptação dramatúrgica Filomena Oliveira e Miguel Real
encenação Filomena Oliveira
orgânica sonora
direcção e música original David Martins
masterização e operação Bruno Oliveira
arranjos para piano Sandra Nunes
arranjos para voz Andreia Lopes
guarda-roupa Flávio Tomé
adereços João Mais
concepção e construção da passarola Flávio Tomé e João Tiago
assistente técnico/montagem João Tiago
criação e adaptação do espaço Carlos Arroja
estruturas cénicas e desenho 3D Carlos Bruno
direcção técnica David Martins
desenho de luz Carlos Arroja, David Florentino e Paulo Cunha
cenografia e criação do espaço cénico
coordenação Vito e Carlos Arroja
equipa de montagem Bruno Oliveira, Bruno Ribeiro, Carlos Bruno, João Mota e Zé Pedro
com Cláudia Faria, Paulo Campos dos Reis, Flávio Tomé, José Henrique Neto e Filipe Araújo
produção TNDM II
em colaboração com o Palácio Nacional de Mafra
duração 1h20
M/12