Os últimos dias da humanidade
deKarl Kraus
encenaçãoNuno Carinhas e Nuno M Cardoso
Os últimos dias da humanidade
de Karl Kraus
encenação Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso
tradução António Sousa Ribeiro
dramaturgia Nuno Carinhas, Nuno M Cardoso, João Luís Pereira, Pedro Sobrado
com Ana Mafalda Pereira, Andreia Ruivo, António Durães, Benedita Pereira, Diana Sá, João Cardoso, Joana Africano, João Castro, João Lourenço, Mafalda Canhola, Marcello Urgeghe, Maria Inês Peixoto, Miguel Loureiro, Paulo Calatré, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Raquel Cunha, Rita Pinheiro, Sara Barros Leitão, Teresa Arcanjo, Tiago Sarmento
cenografia e figurinos Nuno Carinhas
desenho de luz Wilma Moutinho
desenho de som Francisco Leal
música Jonathan Saldanha
vídeo Pedro Filipe Marques
assistência de encenação Mafalda Lencastre
produção TNSJ
M/12
encenação Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso
tradução António Sousa Ribeiro
dramaturgia Nuno Carinhas, Nuno M Cardoso, João Luís Pereira, Pedro Sobrado
com Ana Mafalda Pereira, Andreia Ruivo, António Durães, Benedita Pereira, Diana Sá, João Cardoso, Joana Africano, João Castro, João Lourenço, Mafalda Canhola, Marcello Urgeghe, Maria Inês Peixoto, Miguel Loureiro, Paulo Calatré, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Raquel Cunha, Rita Pinheiro, Sara Barros Leitão, Teresa Arcanjo, Tiago Sarmento
cenografia e figurinos Nuno Carinhas
desenho de luz Wilma Moutinho
desenho de som Francisco Leal
música Jonathan Saldanha
vídeo Pedro Filipe Marques
assistência de encenação Mafalda Lencastre
produção TNSJ
M/12
Contrastes assim só os há na guerra.
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Génio irado mas compassivo, Karl Kraus mergulhou no pandemónio da Grande Guerra (1914-1918) e de lá regressou com duas centenas de cenas da "humanidade em decomposição”. Os Últimos Dias da Humanidade (1915-1922) é uma crónica desses dias sangrentos que viram nascer a era da industrialização da morte, da mentira, da estupidez. Mas é também, e sobretudo, um laboratório de escrita experimental a que alguém já chamou a "obra-prima submersa do teatro do séc. XX”. Um teatro da citação, da repetição, da montagem, numa palavra, do contraste: personagens e documentos "reais” são vivificados pela imaginação satírica do autor, a atrocidade anda de mãos dadas com a futilidade.
Depois da estreia, em outubro, no Teatro Nacional São João, os encenadores Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso instalam agora este "horror risonho” na plateia do D. Maria II. Esta é uma longa jornada dividida em três partes:
12, 15 e 20 jan Esta grande época
13, 18 e 21 jan Guerra é guerra
14, 19 e 22 jan A última noite
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Génio irado mas compassivo, Karl Kraus mergulhou no pandemónio da Grande Guerra (1914-1918) e de lá regressou com duas centenas de cenas da "humanidade em decomposição”. Os Últimos Dias da Humanidade (1915-1922) é uma crónica desses dias sangrentos que viram nascer a era da industrialização da morte, da mentira, da estupidez. Mas é também, e sobretudo, um laboratório de escrita experimental a que alguém já chamou a "obra-prima submersa do teatro do séc. XX”. Um teatro da citação, da repetição, da montagem, numa palavra, do contraste: personagens e documentos "reais” são vivificados pela imaginação satírica do autor, a atrocidade anda de mãos dadas com a futilidade.
Depois da estreia, em outubro, no Teatro Nacional São João, os encenadores Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso instalam agora este "horror risonho” na plateia do D. Maria II. Esta é uma longa jornada dividida em três partes:
12, 15 e 20 jan Esta grande época
13, 18 e 21 jan Guerra é guerra
14, 19 e 22 jan A última noite
de Karl Kraus
encenação Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso
tradução António Sousa Ribeiro
dramaturgia Nuno Carinhas, Nuno M Cardoso, João Luís Pereira, Pedro Sobrado
com Ana Mafalda Pereira, Andreia Ruivo, António Durães, Benedita Pereira, Diana Sá, João Cardoso, Joana Africano, João Castro, João Lourenço, Mafalda Canhola, Marcello Urgeghe, Maria Inês Peixoto, Miguel Loureiro, Paulo Calatré, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Raquel Cunha, Rita Pinheiro, Sara Barros Leitão, Teresa Arcanjo, Tiago Sarmento
cenografia e figurinos Nuno Carinhas
desenho de luz Wilma Moutinho
desenho de som Francisco Leal
música Jonathan Saldanha
vídeo Pedro Filipe Marques
assistência de encenação Mafalda Lencastre
produção TNSJ
M/12
encenação Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso
tradução António Sousa Ribeiro
dramaturgia Nuno Carinhas, Nuno M Cardoso, João Luís Pereira, Pedro Sobrado
com Ana Mafalda Pereira, Andreia Ruivo, António Durães, Benedita Pereira, Diana Sá, João Cardoso, Joana Africano, João Castro, João Lourenço, Mafalda Canhola, Marcello Urgeghe, Maria Inês Peixoto, Miguel Loureiro, Paulo Calatré, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Raquel Cunha, Rita Pinheiro, Sara Barros Leitão, Teresa Arcanjo, Tiago Sarmento
cenografia e figurinos Nuno Carinhas
desenho de luz Wilma Moutinho
desenho de som Francisco Leal
música Jonathan Saldanha
vídeo Pedro Filipe Marques
assistência de encenação Mafalda Lencastre
produção TNSJ
M/12