Claudio Tolcachir
Conteúdos da área principal da página "Claudio Tolcachir"
Ator, encenador, professor e dramaturgo. Nasceu em Buenos Aires, em maio de 1975.
Como ator, participou em mais de trinta peças, dirigido por Daniel Veronese, Norma Aleandro, Carlos Gandolfo e Roberto Villanueva, entre outros.
Como encenador, em 1998, fundou juntamente com a sua equipa a companhia Timbre 4. Com esta companhia levou a palco peças de outros autores, como Chau Misterix, de Mauricio Kartún; Euridice, de Jean Anouilh; Jamón del diablo, a partir de textos de Roberto Arlt e Lisístrata, de Aristófanes, bem como textos da sua autoria, La Omisión de la Familia Coleman, Tercer Cuerpo, El Viento en un Violín, Emilia (também apresentada em Espanha e Itália), Dinamo e Próximo.
Dirigiu ainda Atendiendo al Sr. Sloane, de Joe Orton; Agosto, de Tracy Letts; Todos Eran mis Hijos, de Arthur Miller (peça criada em Buenos Aires e também apresentada no Teatro Español de Madrid); Tribus, de Nina Raines; Ay amor divino, de Mercedes Moran; La Chica del Adiós, de Neil Simon, e ainda os musicais Sunset Boulevard e Cabaret. Em Espanha, Tolcachir também dirigiu Tierra del fuego, de Mario Diament; La verdad, de Florian Zeller e Copenhague, de Michael Frayn.
Pelos seus trabalhos, recebeu os prémios ACE, Clarín, María Guerrero, Teatros del Mundo, Teatro XXI e foi nomeado ao prémio Konex como um dos melhores encenadores da década. Em Espanha, recebeu o prémio Ercilla e foi nomeado aos Max e, em Itália, recebeu o prémio Ubu pela sua versão de Emilia.
As suas obras foram já apresentadas em mais de vinte países e foram traduzidas para seis idiomas. Desde 2001, dirige, juntamente com a sua equipa, o espaço cultural TIMBRE 4. Como professor, já deu formação em Itália (por duas vezes na Bienal de Veneza), França, Espanha, Chile, Brasil, Uruguai, Peru e Estados Unidos.