Notas Biográficas
Conteúdos da área principal da página "Notas Biográficas"
Cristina Planas Leitão
Coreógrafa, programadora de artes performativas e professora. É codiretora artística do Departamento de Artes Performativas da Ágora, após ter assumido a direção artística interina em julho de 2022, e a programação de artes performativas, sob direção artística de Tiago Guedes, desde 2019. Em 2011, foi uma das iniciadoras dos encontros desNORTE (2011-2017) e integrou o grupo de consultoria de Braga’27. A sua prática curatorial foca-se no desenvolvimento de formatos de criação sustentáveis, novas narrativas e relações de cuidado nas artes performativas. Criou The very delicious piece e The Very Boring Piece, com Jasmina Krizaj, bear me, FM [featuring mortuum] e UM [unimal]. O seu trabalho está documentado na série da RTP2, Portugal que Dança. Licenciada em dança contemporânea pela ArtEZ, onde é mentora e professora regular. Leciona internacionalmente, partindo de uma abordagem somática e não convencional.
Luís Fernandes
É músico, programador cultural e docente. Enquanto músico tem desenvolvido trabalho a solo e como membro de múltiplos projetos tendo participado, até à data, em 55 edições discográficas. É elemento fundador da banda peixe : avião, mentor do projecto The Astroboy e Landforms, membro do coletivo La La La Ressonance e do duo Palmer Eldritch. Mantém, desde 2014, um duo com a pianista Joana Gama. O âmbito do seu trabalho alarga-se à composição de música para teatro, dança, cinema, vídeo e instalações. É diretor artístico e fundador do Festival Semibreve, diretor artístico do gnration desde 2014 e diretor artístico do Index desde 2019. Fez parte da comissão de candidatura da cidade de Braga a Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts (2015-2017) e é atualmente Coordenador Artístico do plano de acção decorrente desse mesmo título. Integra o comité de curadores da plataforma EMAP (European Media Art Platform). Comissariou trabalhos nos domínios do som, imagem e cruzamentos disciplinares a vários artistas entre os quais, Mark Fell, Hans-Joachim Roedelius, Jim O’Rourke, Oliver Coates, Laurel Halo, Keith Fullerton Whitman, Salomé Lamas. É Professor Auxiliar Convidado na Licenciatura em Artes Visuais e no Mestrado em Media Art da Universidade do Minho.
João Cunha
Diretor Artístico do Teatro Municipal de Bragança e Professor Adjunto convidado no Departamento de Artes da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança.
Doutorado (Ph.D.) em Música pela Universidade de Aveiro; Mestre em Educação Musical pela Universidade do Minho; Professor Especialista em Música, pelo Consórcio dos Institutos Politécnicos.
Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da AOSA - American Orff-Schulwerk Association, da Carl Orff Foundation / Orff-Schulwerk Forum Salzburg, da Asociación Orff España e da ABRAORFF - Associação Orff Brasil.
Investigador Integrado no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança e Investigador Colaborador no CIEB - Centro de Estudos em Educação Básica (Instituto Politécnico de Bragança).
Coordenador Nacional da EAS - European Association for Music in Schools.
Professor de Música/Educação Musical ao nível da Educação Pré-Escolar, dos Ensinos Básico, Secundário e Superior e na Formação de Professores nas áreas da Música/Educação Musical.
Autor (livros/capítulos/artigos/comunicações/workshops) em conferências, congressos, encontros, fóruns e simpósios nacionais e internacionais.
Fundou, em 2014, a ‘Universidade Sénior de Vinhais’ (RUTIS), na qual assume, em regime de voluntariado, funções de Professor e Diretor.
Vânia Rodrigues
Gestora Cultural e Investigadora. Doutorada em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra (2022) e Mestre em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (2009). Tem trabalhado como gestora, curadora e consultora para diversas organizações culturais, tanto na esfera institucional como junto de estruturas independentes. Participa regularmente em iniciativas profissionais e/ou científicas de debate e formação nos domínios da gestão e produção cultural, políticas culturais, planeamento estratégico e gestão de projetos de cooperação transnacional.
É professora auxiliar convidada e investigadora integrada no CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra onde codirige, com Fernando Matos Oliveira, o projecto de Investigação & Desenvolvimento Modes of Production – Performing Arts in Transition e lidera o projecto exploratório GREENARTS.