Chansons de Femmes
Chansons de Femmes
Chansons de Femmes, apresentado, em Dezembro de 1999, no Auditório Nacional de Carlos Alberto/ Teatro Nacional de S. João, no âmbito do Po.N.T.I., espectáculo que, ao inscrever-se no ciclo "Metamorfoses”, que decorre de 4 a 26 de Abril no Teatro Nacional D. Maria II, corporiza o espírito que lhe preside, em que o princípio unificador se centra na temática da identidade.
Chansons de Femmes, é um espectáculo musical, de recriação cénica, em que o actor/ cantor Luís Madureira e o pianista Jeff Cohen interpretam canções, que integram o imaginário de sucessivas gerações, num repertório que inclui temas da "chanson française” do século XX, nomeadamente "C’est mon gigolo”, "Désabillez-moi”, "Fais moi mal Johnny”, "Je cherche un millionaire”, "Mon Dieu”, "Mon Homme” e "Mon Légionaire”, notabilizadas por vozes como as de Brigitte Bardot, Dalida, Edith Piaf, Jeanne Moreau, Juliette Greco e Zizi Jeanmaire.
A dualidade e ambiguidade, a permeabilidade e aglutinação que atravessam o espectáculo, ao transcender a concepção de revisitação e sobretudo assentar num "jogo musical que também é teatral”, (como refere Carlos Porto) de reescrita/ reinterpretação - pelo actor/cantor Luís Madureira – de canções que falando de homens foram celebrizados por mulheres, confere-lhe um conceito inovador, de cruzamento de linguagens e de questionamento de fronteiras entre expressões artísticas, sublinhando fortemente a dimensão de representação.
Sobressai, assim, neste espectáculo, marcado pela interacção entre a música e a representação teatral, uma notável aliança entre a comunicação e o deslumbramento.
Chansons de Femmes faz ressoar temas à volta do amor, exaltando sentimentos e estados de alma que certamente tocam todos os seres.
Luís Madureira assume, em Chansons de Femmes, a "preocupação de interpretar sentimentos que são universais, emoções vividas, o amor, a ausência ou até a brincadeira”, o que torna indissociável a forte componente emocional e dramaticidade, expressas também pela modulação de registos interpretativos.
A emoção, a ironia e o divertimento suscitados a um tempo pelo espectáculo Chansons de Femmes, a par do conceito que lhe subjaz, de resto, elemento de coesão deste espectáculo, bem como as marcantes interpretações de Luís Madureira e Jeff Cohen, revelam as infinitas possibilidades de reconstituição e vivificação de memórias.