O Senhor Valéry
O Senhor Valéry
"O senhor Valéry era distraído. Não confundia a mulher com um chapéu, como sucedia com algumas pessoas, mas confundia o chapéu com o seu cabelo. A ideia que o senhor Valéry tinha é que andava sempre de chapéu, mas não era verdade."
Esta personagem franzina é o protagonista das vinte e cinco micro-histórias de Gonçalo M. Tavares que lhe valeram a distinção do Prémio Branquinho da Fonseca, na modalidade de Literatura para a Infância.
Inspirado talvez na obra do célebre autor francês Paul Valéry, O Senhor Teste, Gonçalo M. Tavares explora aqui alguns dilemas comezinhos do quotidiano. De pequena estatura, homem aparentemente solitário, o senhor Valéry é confrontado no seu dia-a-dia com alguns percalços, por vezes com implicações filosóficas, que contrariam a sua lógica e o seu esquema mental. O senhor Valéry, que não gosta da dúvida, questiona-se e questiona-nos. Faz-nos refletir sobre o seu discurso inteligente, ao mesmo tempo que nos faz soltar uma gargalhada pelo seu comportamento.
Gonçalo M. Tavares oferece-nos uma personagem singular, numa espécie de reinvenção paródica e poética de uma figura literária, e faz-nos pensar sobre a fronteira que ora nos separa ora nos une do outro e do próprio mundo.
Gonçalo M. Tavares
Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970, em Luanda. Passou a sua infância em Aveiro. Publicou a sua primeira obra em dezembro de 2001, Livro da dança. Editou romances, contos, ensaio, poesia e teatro. A sua obra foi diversas vezes premiada em Portugal e no estrangeiro. Os seus livros são editados em mais de trinta e cinco países e deram origem a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitetura, teses académicas, entre outras obras. Tem-se vindo a afirmar como uma das maiores vozes da literatura portuguesa contemporânea.
com Jorge Albuquerque, Lita Pereira, Luís Geraldo e Maria Jorge
ilustração ao vivo António Jorge Gonçalves
coordenação Lúcia Maria
dirigido a famílias com crianças até aos 12 anos
O livro O Senhor Valéry está disponível para venda na livraria do TNDM II.
Entrada sujeita à lotação disponível. As crianças deverão ser acompanhadas por 1 adulto.