Oficina para Educadores de Infância - Boca Aberta II
Oficina para Educadores de Infância - Boca Aberta II
Esta oficina pretende levar aos participantes, diferentes estratégias de abordagem à leitura de histórias, assentes numa metodologia de reflexão/ação.
Catarina Requeijo e Manuela Pedroso (conteúdos) propõem partilhar, num primeiro momento, o seu modo de fazer e dizer através de diversos exemplos onde estão patentes as suas escolhas e linhas orientadoras de um trabalho dramatúrgico e de interpretação em torno do universo do conto infantojuvenil.
Num segundo momento, refletirão em conjunto as estratégias enunciadas no trabalho performativo apresentado e investigarão na prática como o corpo, a voz, a relação com os objetos e com as palavras são materiais a explorar na criação de uma leitura encenada. Assim, o participante é convidado a experimentar, individualmente ou em pequenos grupos, o prazer de descobrir as suas capacidades criativas através do desenvolvimento de práticas de manipulação do livro, de movimento do corpo, de modulação da voz e de "degustação” das palavras.
Este trabalho será desenvolvido recorrendo a livros escolhidos pelas coordenadoras do projeto que, pelas suas características temáticas; narrativas; linguísticas e plásticas, são dirigidos a públicos de faixas etárias diferenciadas.
O último momento passará pela apresentação das pequenas histórias encenadas desenvolvidas em pequenos grupos sob a orientação das monitoras. Cada participante ou grupo de participantes, levará consigo um pequeno objeto artístico de sua autoria que pode ser apresentado e desenvolvido em contexto escolar.
entrada livre mediante inscrição
nº máximo de participantes 20
formadoras Catarina Requeijo e Manuela Pedroso (conteúdos)
conteúdos
Apresentação de exemplos de histórias encenadas
Expressividade do corpo
Acção vocal
Leitura e análise de textos
A relação do corpo com os objectos
objetivos
Reflectir sobre as diversas possibilidades de recolha e seleção de livros para um público infantil.
Proporcionar estratégias de leitura e interpretação que possam ser utilizadas pelos participantes no seu quotidiano de trabalho.
Trabalhar os elementos expressivos que podem apoiar o acto da leitura em voz alta.
entrada livre mediante inscrição
nº máximo de participantes 20