Máscaras: objeto, técnica e jogo

A máscara no teatro aparece como elemento estético integrante da cena ou como ferramenta pedagógica. Neste módulo irão experimentar-se alguns conceitos técnicos e expressivos que se encontram entre estas duas formas. O que acontece ao corpo quando cobrimos o rosto? Que técnicas expressivas se reinventam? Como funcionam estes objetos e que relações têm com o nosso imaginário cultural? Do conceito de universal (máscara neutra) ao particular (máscaras expressivas), irá explorar-se alguns princípios base do uso da máscara em cena, a partir dos conceitos de escuta, técnica, jogo e criação. 


NOTAS BIOGRÁFICAS

Sofia Cabrita
A máscara no teatro aparece como elemento estético integrante da cena ou como ferramenta pedagógica. Neste módulo irão experimentar-se alguns conceitos técnicos e expressivos que se encontram entre estas duas formas. O que acontece ao corpo quando cobrimos o rosto? Que técnicas expressivas se reinventam? Como funcionam estes objetos e que relações têm com o nosso imaginário cultural? Do conceito de universal (máscara neutra) ao particular (máscaras expressivas), irá explorar-se alguns princípios base do uso da máscara em cena, a partir dos conceitos de escuta, técnica, jogo e criação. 

por Sofia Cabrita (encenadora) 

duração 6h

Esta atividade integra um programa formativo constituído por 5 módulos

Os interessados deverão ter disponibilidade para participar em todas as sessões

Esta atividade integra o Boca Aberta, um programa de teatro para a infância que inclui ainda um espetáculo e conversas

O Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI
 
Fechar
Newsletter D. Maria II
Fechar Política de Cookies

O Teatro Nacional D. Maria II usa cookies para melhorar a sua experiência digital. Ao continuar a navegação está a autorizar o seu uso.
Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais.

Aceitar