Teatro Português Contemporâneo: Experimentalismo, Política e Utopia [Título Provisório]
Teatro Português Contemporâneo: Experimentalismo, Política e Utopia [Título Provisório]
TNDM II/Bicho-do-Mato
€ 22,00
2017
coordenação Rui Pina Coelho
Herdeira electiva dos projectos de experimentação e da liberdade criativa que o teatro português foi conseguindo conquistar durante os anos oitenta e noventa, a geração de criadores teatrais portugueses nascidos, na sua maioria, na década de setenta, tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade e relevância, quer nacional quer internacionalmente. Superando uma atávica incapacidade de conseguir uma efectiva implementação nos circuitos internacionais, muitos destes criadores são já presença regular em muitos dos mais importantes festivais, um pouco por todo o mundo. Não erodindo a singularidade do trabalho artístico de cada um dos criadores, das companhias ou das estruturas de produção em análise, descobrem-se alguns eixos temáticos, preocupações partilhadas, modos de fazer de grande proximidade formal e uma permanente circulação de artistas por entre os diversos projectos. Os autores deste livro, estudiosos e críticos portugueses, fazem parte da mesma geração dos artistas estudados. Formaram-se, como espectadores, em grande parte, com o seu teatro e são muitas vezes seus cúmplices artísticos.
Artistas estudados no livro
As Boas Raparigas... | Bruno Bravo | Cão Solteiro | Circolando | Colectivo 84 | Comédias do Minho | Gonçalo Amorim | Gonçalo Waddington | João Garcia Miguel | Karnart | Mala Voadora | Martim Pedroso & Nova Companhia | Miguel Castro Caldas | Miguel Loureiro | Miguel Moreira | Nuno Cardoso | Palmilha Dentada | Patrícia Portela | Projecto Teatral | Rui Catalão | Teatro do Eléctrico | Teatro do Vestido | Teatro Praga | Tiago Rodrigues | Tónan Quito | Visões Úteis
> Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027
Herdeira electiva dos projectos de experimentação e da liberdade criativa que o teatro português foi conseguindo conquistar durante os anos oitenta e noventa, a geração de criadores teatrais portugueses nascidos, na sua maioria, na década de setenta, tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade e relevância, quer nacional quer internacionalmente. Superando uma atávica incapacidade de conseguir uma efectiva implementação nos circuitos internacionais, muitos destes criadores são já presença regular em muitos dos mais importantes festivais, um pouco por todo o mundo. Não erodindo a singularidade do trabalho artístico de cada um dos criadores, das companhias ou das estruturas de produção em análise, descobrem-se alguns eixos temáticos, preocupações partilhadas, modos de fazer de grande proximidade formal e uma permanente circulação de artistas por entre os diversos projectos. Os autores deste livro, estudiosos e críticos portugueses, fazem parte da mesma geração dos artistas estudados. Formaram-se, como espectadores, em grande parte, com o seu teatro e são muitas vezes seus cúmplices artísticos.
Artistas estudados no livro
As Boas Raparigas... | Bruno Bravo | Cão Solteiro | Circolando | Colectivo 84 | Comédias do Minho | Gonçalo Amorim | Gonçalo Waddington | João Garcia Miguel | Karnart | Mala Voadora | Martim Pedroso & Nova Companhia | Miguel Castro Caldas | Miguel Loureiro | Miguel Moreira | Nuno Cardoso | Palmilha Dentada | Patrícia Portela | Projecto Teatral | Rui Catalão | Teatro do Eléctrico | Teatro do Vestido | Teatro Praga | Tiago Rodrigues | Tónan Quito | Visões Úteis
> Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027