Odisseia Nacional distinguida com Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas 2024
Conteúdos da área principal da página "Odisseia Nacional distinguida com Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas 2024"
O Teatro Nacional D. Maria II foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas 2024, pelo projeto Odisseia Nacional que, desde janeiro de 2023, disseminou a atividade artística deste Teatro por todo o país, num trabalho que envolveu as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 municípios.
Este Prémio, que em 2024 assinala 10 anos de existência, distingue projetos institucionais e individuais que fomentem a participação e o acesso à cultura, cimentando o caminho no sentido da democracia cultural. Rita Pires dos Santos, Presidente da Acesso Cultura, sublinha: "a nossa ambição, partilhada com algumas entidades culturais e pessoas que colaboram connosco, é irmos além da lei e do que somos obrigados a fazer. Porque não é isso que garante dignidade e respeito para qualquer pessoa”.
Na sua deliberação, o júri, composto por Ana Sofia Nunes (artista-mediadora - Acesso Cultura), Inês Cóias (atriz e performer), e Sara Cura (arqueóloga), destacou a Odisseia Nacional pelos seus objetivos, alcance, participação e inclusão, referindo que o projeto "aproxima quem faz e quem assiste, é heterogéneo, inclusivo e dialogante, dá destaque a quem nem sempre tem essa oportunidade, sendo por isso um projeto que desconstrói preconceitos e constrói proximidades”.
Para Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, "este reconhecimento reforça o empenho da equipa do Teatro Nacional D. Maria II no desenvolvimento de uma programação artística que garanta o acesso democrático e justo de todas e de todos à cultura, procurando enriquecer a vida cultural do nosso país. Um desafio a que nos propusemos em 2023 e que pretendemos prosseguir, com o objetivo de continuar a garantir a presença fundamental desta instituição em todo território português.”
"Este resultado não teria sido possível sem a dedicação, entusiasmo e investimento de toda a equipa do Teatro Nacional D. Maria II e também de todos os nossos parceiros, agentes culturais e administrações autárquicas, que connosco sonharam e concretizaram esta Odisseia Nacional”, acrescenta.
De entre os vários premiados da edição de 2024 do Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas está também a Estrutura Associação Cultural, que foi reconhecida com o pelo espetáculo descobri-quê?, uma criação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, que refletia sobre as narrativas ainda perpetuadas sobre o período oficialmente designado como "descobrimentos”. Este projeto estreou-se no âmbito da Odisseia Nacional do D. Maria II, tendo, nesse contexto, sido apresentado a escolas e público em geral de 15 concelhos do país.