Open Call - École des Maîtres 2021
Conteúdos da área principal da página "Open Call - École des Maîtres 2021"
ÉCOLE DES MAÎTRES 2021
Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral
com Frank Vercruyssen [Bélgica]
curso Ventesimo
período de trabalho 26 ago - 6 out 2021
prazo limite para candidaturas 22 abr 2021
comunicação dos selecionados a audição 2 mai 2021
audição 8 mai 2021
comunicação dos 4 participantes selecionados até 31 mai 2021
A École des Maîtres é um dos mais significativos projetos internacionais de formação teatral avançada. Desde 2019, é coorganizado, em Portugal, pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II. Esta edição decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar artistas europeus com idades entre os 24 e os 35 anos, oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional. A École de Maîtres é um projeto de formação teatral avançado idealizado por Franco Quadri em 1990.
A edição deste ano será orientada por Frank Vercruyssen, membro fundador da companhia de teatro belga tg STAN. Os participantes serão divididos em quatro grupos, aos quais se atribuem os diferentes períodos: 1900-1925, 1926-1950, 1951-1975, 1976-2000. Cada grupo irá pesquisar, propor e criar, individual ou coletivamente, recorrendo a fontes artísticas, históricas ou jornalísticas. Após a recolha e tratamento do material, procurar-se-á criar, a cada noite, um cenário coerente e uma apresentação coletiva e dinâmica.
Audição
Numa primeira fase, serão pré-selecionados 20 candidatos, partindo da avaliação dos Curriculum Vitae e Cartas de Motivação. O júri convocará os candidatos para a audição que está agendada para o dia 8 de maio, no Teatro Nacional D. Maria II. Todos os candidatos seriam testados ao SARS-CoV-2 na sexta-feira anterior. Para a audição, os candidatos deverão preparar um monólogo com duração máxima de 10 minutos.
As despesas com eventuais deslocações e alojamento deverão ser suportadas pelo candidato.
Aos 4 candidatos portugueses selecionados será assegurada a frequência gratuita no curso, estadia (alimentação e quarto duplo) e deslocações nos países em que se desenvolverá o projeto
Requisitos
- Idade entre os 24 e os 35 anos (nascidos entre 1/1/1986 e 31/12/1997);
- Licenciatura em artes do espetáculo ou experiência profissional relevante nos últimos dois anos;
- Pelo menos dois anos de exercício da atividade profissional, além daqueles realizados na escola/academia;
- Não ter participado em edições anteriores da École des Maîtres;
- É importante o domínio da língua francesa e/ou inglesa para bom funcionamento das dinâmicas de grupo. Em palco, serão utilizadas as línguas maternas dos participantes, em conjugação com o francês ou o inglês.
Candidaturas
A candidatura deverá ser apresentada até ao dia 22 de abril obrigatoriamente através do email producao@tagv.uc.pt. Dados necessários:
- Nome, morada, contacto e-mail e telemóvel;
- Currículo profissional detalhado;
- Máximo de 3 fotos com alta resolução em formato jpeg;
- Carta de Motivação;
- Declaração de compromisso para frequentar sem interrupções a École des Maîtres;
- Fotocópia legível de um documento de identificação;
Júri
Fernando Matos de Oliveira, Magda Bizarro, Paula Diogo e Ricardo Correia
parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (França)
com o apoio de MiBACT – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália)
com a participação de Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (CFWB/Bélgica); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França); Universidade de Coimbra (Portugal)