As mulheres que celebram as Tesmofórias
criaçãoOdete, a partir de Aristófanes
no âmbito doprojeto STAGES
As mulheres que celebram as Tesmofórias
Poderá o teatro ser, realmente, uma espécie de arqueologia experimental? Em As mulheres que celebram as Tesmofórias, Odete revisita um dos textos menos conhecidos de Aristófanes, Thesmophoriazusae. Escrito em 411 A.C., o original apresenta diversas mulheres atenienses reunidas no templo de Deméter e Perséfone para celebrar o festival das Tesmofórias, ocasião em que a presença masculina é proibida. Nesse espaço sagrado elas planeiam vingar-se de Eurípides pela forma como são retratadas nas suas tragédias.
Na proposta de Odete, o elenco trabalha o texto como se tratasse de uma experiência arqueológica. Este é escavado e retirado da terra de Deméter para ser polido pela língua encharcada do presente. Analisam-se termos, experimentam-se instrumentos, roupa e ditados atenienses.
Esta criação conclui o processo de investigação que Odete realizou, ao longo de três anos, no contexto do projeto STAGES (Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift), cofinanciado pela União Europeia e do qual o Teatro Nacional D. Maria II é parceiro.
Disponíveis sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, para pessoas Surdas, e com audiodescrição, para pessoas com deficiência visual.
criação Odete
a partir de Aristófanes
no âmbito do projeto STAGES
interpretação Ângelo Custódio, Cru Encarnação, Odete, Puta da Silva, Tita Maravilha
no âmbito do projeto STAGES
interpretação Ângelo Custódio, Cru Encarnação, Odete, Puta da Silva, Tita Maravilha
apoio à pesquisa Gisela Casimiro, João Paulo André, Pedro Augusto, Puta da Silva
produção Parasita
coprodução Teatro Nacional D. Maria II
Produção integrada no STAGES, um projeto cofinanciado pela União Europeia
A apresentação de 11 de junho acontece no âmbito da 8.ª edição da PT.25 – Plataforma Portuguesa de Artes Performativas. Uma iniciativa d’O Espaço do Tempo em colaboração com o Teatro Nacional D. Maria II e o TBA.
A classificar pela CCE
As sessões com recursos de acessibilidade são apoiadas pelo Grupo Ageas Portugal