As Secretárias
textoThe Five Lesbian Brothers
encenaçãoMaria Inês Marques
As Secretárias
Bacantes, bruxas, secretárias... Desde a madrugada dos tempos que é na floresta que as mulheres ajustam contas com o patriarcado, esfrangalham reis, sensualizam com bodes e massacram lenhadores. Enfim, restituem o equilíbrio do mundo.
As Secretárias, do coletivo norte-americano feminista The Five Lesbian Brothers, conta a história de cinco mulheres que asseguram o trabalho administrativo numa grande fábrica de madeira, numa cidade fictícia do Oregon, "antes do Windows ‘95”. Confinadas a um escritório estéril e a um emprego que tem como principal função perpetuar o lucro do dono da empresa e alimentar os fetiches machistas dos funcionários, as mulheres criam um culto secreto cuja suposta missão é a reparação das injustiças de género na empresa, através do massacre mensal de um lenhador, na primeira noite das suas menstruações sincronizadas.
Estreado em 1993 no mítico WOW Café, em Nova Iorque, The Secretaries marcou a vanguarda teatral americana na década de 1990. Três décadas depois, o texto recebe a sua estreia nos palcos portugueses, num espetáculo claustrofóbico que recupera a estética dos slashers e da ficção televisiva dos anos 80 e 90, propondo um estudo rigoroso e desconfortável sobre a infiltração insidiosa do patriarcado no universo profissional, político e interpessoal das mulheres.
texto The Five Lesbian Brothers
encenação Maria Inês Marques
tradução Maria Inês Marques
interpretação Carolina Amaral, Crista Alfaiate, June João, Lígia Roque, Maria Jorge
cenografia e figurinos Pedro Azevedo
desenho de luz Teresa Antunes
música original e desenho de som Rui Lima, Sérgio Martins
participação especial (voz off) Luís Moreira
execução e modelação de figurinos Ana Fernandes
com assistência de Amália Silva Carvalho, Graça Bica, Rosa Almeida
vídeo Fábio Coelho
fotografia Mafalda Lencastre
apoio coreográfico Diego Bragà
caracterização Jacinta Afonso
direção de produção Nuno Eusébio
comunicação Luís Moreira, Maria Inês Marques, Nuno Eusébio
produção PLATAFORMA UMA
coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal do Porto, Teatro Académico de Gil Vicente, Cineteatro Louletano
apoio à residência artística Espaço A OFICINA
apoios Rua das Gaivotas 6, Hotel Lisbon Art Stay, Garbox, Câmara Municipal de Lisboa, Pólo Cultural das Gaivotas, Santos e Irmãos, fauna - Teatro da Didascália, Lipor, Belbrisa - Estores
Projeto financiado pela República Portuguesa / Cultura - DGArtes e pelo Fundo Cultural AGECOP - SPA
A classificar pela CCE