PELE
PELE
O município de Loulé é parceiro do programa Atos em 2024 e recebe o coletivo PELE que, de maio a novembro, e em estreita colaboração com o Cine-Teatro Louletano, ativa espaços de aproximação entre os agentes culturais e a comunidade, para refletir, partilhar e discutir práticas de participação e democracia cultural. A partir dos laboratórios de experimentação artística desenvolvidos em junho e novembro, o grupo de agitadores da cultura desenha e apresenta uma programação no espaço público e no Cine-Teatro Louletano.
PELE é um coletivo que desenvolve projetos de criação artística enquanto espaços de reflexão, ação e participação cívica e política, potenciando processos de transformação individual e coletiva. Desde 2007 procura que a sua atuação se mantenha alinhada com as urgências dos territórios e das comunidades, privilegiando a acessibilidade e a participação em múltiplas centralidades. Através do cruzamento de públicos, setores, linguagens artísticas, territórios e parceiros, gera espaços de tomada de decisão horizontais e modelos alternativos de criação coletiva.
Foi precisamente este modus operandi que a estrutura explorou no projeto Cartografia dos Desejos, que desenvolveu, em 2023, para o programa Atos, em Paredes de Coura, Portimão e Santarém.
Projeto já realizado em
MAI - NOV 2024
Loulé
|
ver mais
ver menos
direção artística Inês Lapa, Janne Schroder, Maria João Mota
cenografia e direção de arte Fernando Almeida
direção de produção Carina Moutinho
produção executiva João Soares
comunicação Carolina Brás
gestão financeira Sara Jorge
com a participação de comunidade de Loulé
Este projeto integra o Atos, um programa de arte participativa que inclui ainda fóruns, formações e uma conferência
Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé